segunda-feira, janeiro 15, 2007

Carta de Apresentação... Grupo Teatral Fazer Acontecer



CARTA DE APRESENTAÇÃO

O teatro, por ser uma das mais antigas formas de expressão humana torna-se linguagem universal. Através da utilização racional de suas técnicas e flexibilidade, pode versar sobre todas as áreas do conhecimento humano. A partir desta afirmativa é que encontramos na escola, o local mais propício à disseminação desta expressão artística tão rica e ao mesmo tempo tão adormecida na cidade em que vivemos.
São muitas as referências documentadas ou orais a cerca de produções teatrais diversas em várias casas de espetáculos que a cidade de Caetité abrigou até meados da primeira metade do século XX. Nos últimos anos, poucas ações foram notadas por parte da sociedade caetiteense no intuito de tornar constante e valorizada a práxis teatral, bem como diversas manifestações artísticas.
É com base nestas informações obtidas através de pesquisas, que nasce no Instituto de Educação Anísio Teixeira no dia 27, de agosto de 2005 o Grupo Teatral Fazer Acontecer com um objetivo claro e plenamente possível de divulgar a prática teatral principalmente entre jovens e crianças do município de Caetité, a princípio como um grupo tipicamente escolar, mas naturalmente passando a multiplicador de idéias e ações, que vão desde apresentações em escolas e eventos diversos até a criação, organização e realização do I Festival de Teatro Estudantil de Caetité, que resultou em um ano de muito trabalho e conquistas. (vide anexo)
Hoje o grupo faz acontecer com 15 (quinze) alunos/atores, oriundos do IEAT e de outras escolas públicas da cidade, que para o ano de 2007 procura dar continuidade às sementes que foram plantadas em 2006, a princípio buscando a institucionalização de um regimento para o grupo, elaborando um projeto pedagógico para estreitar os laços com as disciplinas do currículo oficial da escola e por fim viagens e contatos para troca de experiências com grupos de outras cidades e principalmente evidenciando o caráter de divulgação e recriação do “fazer teatro”, na cidade em que vivemos, pois já experimentamos e temos certeza que o teatro é Fazer Acontecer.


Fernando Dias
Coordenador do GTFA.